Home / Uncategorized / Confira lançamento do livro: JESUS E OS DIREITOS HUMANOS

Confira lançamento do livro: JESUS E OS DIREITOS HUMANOS

No dia 17 de dezembro, o Usina de Valores, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog,  lança o livro “Jesus e os Direitos Humanos”, coordenado pelo teólogo e pastor Ronilso Pacheco. Como uma celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a obra reúne nove artigos que relacionam passagens bíblicas e as mensagens de Jesus com a busca contemporânea por justiça, igualdade e defesa dos direitos civis e sociais.

A estreia da publicação será marcada por um debate com a participação de Alexandre Brasil Fonseca, sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Andreia Fernandes, professora e pastora metodista, e Patrícia Bezerra, psicóloga e vereadora de São Paulo. A obra será distribuída gratuitamente durante o evento, que acontece na sede do Exército da Salvação, localizado no bairro da Saúde, na capital paulista, a partir das 19h30.

Entre as escritoras e os escritores que assinam os textos estão Caio Marçal, teólogo e pedagogo; Andreia Fernandes, pastora e teóloga; Pastora Kátia Ezoite e Pastor Jairo dos Santos; André Guimarães, educador popular e ativista da Teologia Negra no Brasil; Géssica Dias, assistente social e membra da Igreja Batista de Coqueiral, em Recife;  Henrique Vieira, teólogo, ator e pastor; Kleber Lucas, cantor e pastor; José Marcos, teólogo e psicólogo; João Luiz Moura, pedagogo e mestrando em Ciências da Religião.

“O livro é uma proposta para reafirmar que a Bíblia e, em especial, a vida de Jesus narrada nos Evangelhos, inspira e reforça a Declaração como um bem comum a todas e todos”, diz um trecho do prefácio escrito por Ronilso Pacheco. “A afirmação fundamental da Declaração, contida já no primeiro artigo, norteia toda a agenda dos Direitos Humanos: ‘Todos os seres humanos são livres e iguais em dignidade e direitos’. A afirmação fundamental de Gênesis, primeiro livro da Bíblia é de que, ‘no princípio, Deus criou os céus e a terra’ e que ‘Deus criou homem e mulher à sua imagem e semelhança’. Aqui, no início de todas as coisas, dois princípios se encontram: a criação de todas e todos e sua igualdade em direitos”, continua o texto.

 Andreia Fernandes, que escreveu um dos artigos da publicação, intitulado “Maria Madalena: uma discípula presente em todo tempo”, espera que a leitura deixe olhos e ouvidos esperançosos. “Quando a gente escreve, deseja que o texto seja semente de esperança pra quem lê”, conta.

 A publicação integra as ações do projeto Usina de Valores, iniciativa que tem o objetivo de promover a cultura de direitos humanos e combater o crescente discurso de ódio. A intenção é sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta.

Desde março de 2018 o projeto tem desenvolvido cursos, oficinas e eventos de formação sobre a importância de disseminar cinco valores fundamentais: Dignidade Humana, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa, Bem Viver e Engajamento Político.

Além disso, com foco no campo evangélico,  em agosto foi ao ar a web série Usina de Valores Entrevista. A primeira temporada foi intitulada “O Reino de Deus é semelhante a uma Usina de Valores”. Em seis episódios, pessoas ligadas ao universo evangélico relacionaram a Bíblia com os cinco valores do projeto.

Serviço
Data: 17 de dezembro, segunda-feira
Local: Exército da Salvação
Horário: 19h30
Endereço:  R. Juá, 264 – Saúde, São Paulo (próximo a estação Praça da Árvore).
*Entrada gratuita 

About Rede Social do Centro

Check Also

NÚMEROS DO EVENTO “PÁSCOA NO BIXIGA” FORA DE ÉPOCA

NÚMEROS DO EVENTO “PÁSCOA NO BIXIGA” FORA DE ÉPOCA Neste último dia 13 de abril …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat