Home / Uncategorized / Confira lançamento do livro: JESUS E OS DIREITOS HUMANOS

Confira lançamento do livro: JESUS E OS DIREITOS HUMANOS

No dia 17 de dezembro, o Usina de Valores, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog,  lança o livro “Jesus e os Direitos Humanos”, coordenado pelo teólogo e pastor Ronilso Pacheco. Como uma celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a obra reúne nove artigos que relacionam passagens bíblicas e as mensagens de Jesus com a busca contemporânea por justiça, igualdade e defesa dos direitos civis e sociais.

A estreia da publicação será marcada por um debate com a participação de Alexandre Brasil Fonseca, sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Andreia Fernandes, professora e pastora metodista, e Patrícia Bezerra, psicóloga e vereadora de São Paulo. A obra será distribuída gratuitamente durante o evento, que acontece na sede do Exército da Salvação, localizado no bairro da Saúde, na capital paulista, a partir das 19h30.

Entre as escritoras e os escritores que assinam os textos estão Caio Marçal, teólogo e pedagogo; Andreia Fernandes, pastora e teóloga; Pastora Kátia Ezoite e Pastor Jairo dos Santos; André Guimarães, educador popular e ativista da Teologia Negra no Brasil; Géssica Dias, assistente social e membra da Igreja Batista de Coqueiral, em Recife;  Henrique Vieira, teólogo, ator e pastor; Kleber Lucas, cantor e pastor; José Marcos, teólogo e psicólogo; João Luiz Moura, pedagogo e mestrando em Ciências da Religião.

“O livro é uma proposta para reafirmar que a Bíblia e, em especial, a vida de Jesus narrada nos Evangelhos, inspira e reforça a Declaração como um bem comum a todas e todos”, diz um trecho do prefácio escrito por Ronilso Pacheco. “A afirmação fundamental da Declaração, contida já no primeiro artigo, norteia toda a agenda dos Direitos Humanos: ‘Todos os seres humanos são livres e iguais em dignidade e direitos’. A afirmação fundamental de Gênesis, primeiro livro da Bíblia é de que, ‘no princípio, Deus criou os céus e a terra’ e que ‘Deus criou homem e mulher à sua imagem e semelhança’. Aqui, no início de todas as coisas, dois princípios se encontram: a criação de todas e todos e sua igualdade em direitos”, continua o texto.

 Andreia Fernandes, que escreveu um dos artigos da publicação, intitulado “Maria Madalena: uma discípula presente em todo tempo”, espera que a leitura deixe olhos e ouvidos esperançosos. “Quando a gente escreve, deseja que o texto seja semente de esperança pra quem lê”, conta.

 A publicação integra as ações do projeto Usina de Valores, iniciativa que tem o objetivo de promover a cultura de direitos humanos e combater o crescente discurso de ódio. A intenção é sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta.

Desde março de 2018 o projeto tem desenvolvido cursos, oficinas e eventos de formação sobre a importância de disseminar cinco valores fundamentais: Dignidade Humana, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa, Bem Viver e Engajamento Político.

Além disso, com foco no campo evangélico,  em agosto foi ao ar a web série Usina de Valores Entrevista. A primeira temporada foi intitulada “O Reino de Deus é semelhante a uma Usina de Valores”. Em seis episódios, pessoas ligadas ao universo evangélico relacionaram a Bíblia com os cinco valores do projeto.

Serviço
Data: 17 de dezembro, segunda-feira
Local: Exército da Salvação
Horário: 19h30
Endereço:  R. Juá, 264 – Saúde, São Paulo (próximo a estação Praça da Árvore).
*Entrada gratuita 

About Rede Social do Centro

Check Also

Convocação Reunião Geral da Rede Social do Centro – Maio 2019

Prezados Companheiros e Companheiras de Rede Social do Centro: Convocamos a todos para nossa próxima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.