Home / GT Missoes Cristas / Veja imagens do Fórum Igreja Escola e agende a próxima reunião do GT Abrace Sua Escola!!!

Veja imagens do Fórum Igreja Escola e agende a próxima reunião do GT Abrace Sua Escola!!!

Aconteceu no último dia 01 de setembro o Fórum Igreja Escola na Primeira Igreja Batista de São Paulo a abertura do Fórum, o evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas e ficou por conta do Pastor Paulo Eduardo o titular da Igreja anfitriã, na sequência o Pastor Erni Seibert da Sociedade Bíblica do Brasil nos trouxe um devocional; depois o Pastor Daniel Checchio, Articulador da Rede Social do Centro leu um discurso sobre a importância do Fórum e o momento atual, a qual segue transcrito abaixo:

“A Rede Social do Centro nasceu em julho de 2010, fruto da articulação da sociedade civil entre seus diversos atores, Poder Público em todas suas esferas, municipal, estadual e federal, osc’s, sindicatos, comerciantes, artistas, igrejas e missões cristãs e pessoas comuns da comunidade.

Sem nenhuma vinculação ideológica ou política nos reunimos ininterruptamente há mais de 08 anos, sem diretoria, sede, mensalidade ou caixa, este grupo de amigos se une para a realização de dezenas de mutirões sociais que hoje já alcançamos o número de 500.921 atendimentos. A Rede é laica.

Existem vários setores dentro da Rede tais como saúde, social, cidadania, cultura e hoje vamos tratar de educação.

Já nos idos do ano de 2014 fomos chamados na Escola Estadual Homero Rubens de Sá, em Guarulhos, por meio de seu professor mediador de conflitos, Fabio Bertoli,  para fazermos algum trabalho de ação social dentro da escola, nasceu ali o Projeto Acolher, levamos até a escola apenas a dinâmica do diálogo do trabalho em rede, sentamos com os professores, depois sentamos com os alunos, e aos dois grupos perguntamos como que eles veriam sua escola dali 05 anos, e o que eles achavam que poderia ser feito para começar a mudança, unimos os dois grupos e em dois meses de trabalhos e reuniões aconteceu a ação.

Para nossa surpresa, no final do mesmo ano ganhou o Prêmio de Ambiental da Cidade de Guarulhos…vimos ali um enorme potencial, mas precisávamos de voluntários, pois várias escolas da cidade gostariam de uma articulação também, mas…nem rede social tínhamos em Guarulhos…era a do Centro que ia até lá!

Passados tantos anos, hoje, no movimento das redes, tem realizado trabalhos em Escolas Municipais, Escolas Estaduais e CEUs nos quatro cantos da cidade e mesmo há dois anos realizamos o Primeiro Fórum Igreja – Escola.

Precisamos aprimorar, sistematizar, agregar voluntários pois esta é uma forma de exercermos nossa cidadania na questão da educação e contribuir para uma mudança que se faz urgente, pois o analfabetismo funcional só cresce, alunos que entram na faculdade e não sabem a taboada ou quem foi Machado de Assis, quanto mais fazer uma redação, numa crise que vivemos como se colocarão no mercado de trabalho?

Porém as vagas estão escancaradas no mercado de trabalho do crime, é preciso fazer nossos jovens sonhar em realizar com já dizia o nosso grande escritor Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

o Fórum Igreja-Escola tem entre os seus objetivos provocar a Igreja para um olhar mais atento e uma ação mais efetiva dentro das escolas com o voluntariado qualificado de profissionais que temos em nosso meio, professores, médicos, advogados, para darem um apoio aos professores em sala de aula com os alunos, um reforço escolar, um ouvido, um olhar nos olhos, uma atenção…pode parecer pouco mas cremos que essa gente do bem pode fazer muito!

Porque não é muito mais que isso que qualquer pessoa precisa para se desenvolver: acolhimento, ensino e atenção!!

Outro objetivo do Fórum Igreja Escola é o recém-criado: Abrace Sua Escola que servirá de ferramenta de informação para voluntários e entre oportunidades de voluntariado e voluntário interessado.

A quem se interessa eu já informo que as portas estão abertas…diretoras, professoras, inclusive o próprio Secretário de Educação do Estado João Cury que nos recebeu semana passada, estão nos dizendo venham há espaço para este voluntariado e iremos, mas com muita responsabilidade, sem proselitismos, respeitando a laicidade da escola pública.

O Evangelho de Jesus nos ensina que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, os jovens e as crianças precisam deste amor em tempos que os que deviam olhar para eles estão olhando apenas para uma telinha de celular.

Creio que o momento da educação é como a parábola do bom samaritano nos ensina, há alguém caído no chão, professores, diretores e funcionários de escolas nos relatam o abatimento, stress e problemas emocionais provocados pela dificuldade de relacionamento com os alunos…há exceção e são poucas as escolas que conseguem resultados…precisamos conhece-las e replicar o que tem sido feito lá…

Mas precisamos parar um pouco, imitando o samaritano, é preciso que a igreja desça da altura da sela do cavalo da nossa suficiência e dar atenção e investir, como fez o samaritano aos que esperam esta ajuda, e que Deus nos ajude a ajudar é sempre a nossa oração.”

Dando continuidade ao Fórum outras entidades como a MPC – Mocidade Para Cristo, PAIS, JMN da Igreja Batista do Brasil, entre outros apresentaram seus trabalhos.

No encerramento foi deliberado a criação do Grupo de Trabalho Abrace Sua Escola, para juntos todas as entidades em rede pudéssemos construir com muitas mãos um programa executável a ser apresentado para o Poder Público.

Próxima Reunião do GT Abrace Sua Escola:

Local: Primeira Igreja Batista de São Paulo – Pça Princesa Isabel 233

Dia/Hora: 22 de setembro de 2018 – sábado das 10h às 12h

Segue abaixo imagens do Fórum:

About Rede Social do Centro

Check Also

Projeto Gente de Perto com o apoio do Poder Público promovem zeladoria urbana no Centro!! Acompanhe!!

Nas últimas semanas missionários do projeto “Gente de Perto” estão atendendo diariamente jovens e crianças …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat