Home / Uncategorized / Release, Cartaz e Croqui Oficial do Rua Cidadã 25 de Março!! Confira!!

Release, Cartaz e Croqui Oficial do Rua Cidadã 25 de Março!! Confira!!

Rua 25 de Março comemora 152 anos com ação social para os moradores da cidade

No dia 29 de março, o maior polo de comércio varejista da América Latina terá diversos atendimentos, todos gratuitos.

No próximo dia 29 de março, das 9h às 16h, o famoso comércio varejista de São Paulo terá em toda a sua extensão um mutirão social organizado pela Rede Social do Centro em parceria com UNIVINCO – União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacência. O evento oferecerá diversos serviços gratuitos à população em situação de rua, aos moradores da região e às pessoas que circulam pelo centro todos os dias.

A ação terá atendimento ambulatorial, exames preventivos de saúde, cortes de cabelo, atividades lúdicas com crianças, orientação jurídica e atrações musicais. Cerca de 300 voluntários participarão das atividades, divididos em tendas espalhadas através da Rua 25 de Março.

O mutirão terá um espaço com profissionais e conselheiros que vão orientar sobre o combate e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes pela Visão Mundial. O Exército de Salvação fará campanha contra o tráfico de pessoas. Outro espaço foi reservado pelo Programa Recomeço para acolhimento de familiares e dependentes de drogas que buscam atendimento e orientação.

Todo cidadão deve estar sensível às pessoas em maior vulnerabilidade social, assim como o comércio deve participar das ações sociais em prol da melhoria da qualidade de vida de pessoas. “A sociedade civil e o comércio precisam se envolver nas ações sociais e contribuir para o enfrentamento da exclusão social. Esse é o papel de todos nós. São diversas entidades públicas, privadas, religiosas e da sociedade civil interessadas em unir esforços no combate ao preconceito sofrido diariamente pela população em situação de rua”, explica Daniel Checchio, coordenador da Rede Social do Centro.

Sobre a Rua 25 de Março

O primeiro ofício de registro é de 1865. Portanto, a rua tem 152 anos. A informação é do economista e mestre em Administração, Lineu Francisco de Oliveira, autor do livro que conta a história da famosa rua da capital paulista. Em 1865, a rua foi batizada como 25 de março, homenagem à data da promulgação da primeira Constituição Brasileira, ocorrida em 1824.

Foi com os imigrantes árabes, hábeis vendedores, que começou a fama do comércio da  Rua 25 de Março. Hoje, além dos seus descendentes, portugueses, chineses e coreanos também fazem a história da região.

Por dia circulam cerca de 400 mil pessoas e às vésperas de datas festivas como Natal, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e Namorados, o público chega a 1,5 milhões de pessoas. Segundo dados da Prefeitura, 48% dos compradores gastam até R$ 2,5 mil. Os clientes são desde sacoleiras até pessoas que chegam acompanhadas de seguranças.

Curiosidades

Adoniran Barbosa trabalhou, em 1935, como vendedor e entregador de uma loja de tecido. O mais interessante é que ele foi demitido por ter o hábito de atender os clientes batucando no balcão.

Ponto emblemático da cidade

Quarta maior aglomeração urbana e 10º maior PIB do planeta, paradoxalmente São Paulo tem, de acordo com o Censo da População em Situação de Rua realizado em 2011, aproximadamente 14,5 mil pessoas nessas condições. Destas, mais de 55% encontram-se no centro.

A região da Rua 25 de Março, por sua vez, é o maior polo de comércio varejista da América Latina.

O fato de a Rua Cidadã acontecer na região da Rua 25 de Março, no centro da capital paulista é, portanto, emblemático. Afinal, apesar da pujança econômica e da importância da região na geração de emprego e renda para a cidade, o local concentra grande contingente de moradores em situação de rua.

Rede Social do Centro

A Rede Social do Centro nasceu em 2010 a partir da articulação da sociedade civil organizada de diversos bairros da região central em torno da necessidade de suprir a alta demanda de questões sociais da cidade.

A iniciativa tem como principal objetivo incluir socialmente a população em situação de rua que circula pelo centro e oferecer serviços para a comunidade local em ações integradas. Em três anos de atividades, o projeto já fez mais de 260 mil atendimentos.

Parceiros

Teruya, Sociedade Biblica, Missões Cristãs do Centro, Exército de Salvação, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Programa Recomeço, Recomeço Familia, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, CVV – Centro de Valorização da Vida, Sindicato dos Comerciários, Univinco- União dos Lojistas da Vinte e Cinco de Março, Secretaria Municipal de Saúde, Programa De Braços Abertos, PAVS – Programas de Ambientes Verdes e Saudáveis, Mais Consultas, Cruz Vermelha -SP, ABPH – Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, Visão Mundial, CAT – Secretaria do Trabalho Municipal, Instituto Muda Vidas, INSS, Poupatempo, Loga, Inova, Recriar.com.você, GCM.

SERVIÇO:

Data: 29/03 – Quarta Feira

Horário de atendimento: das 09h às 16h

Local: Rua 25 de Março

Mais informações à imprensa:

Ellen Oliveira

Email: imprensa.ellen@gmail.com

11-96135-1002

Daniel Checchio

11-99236-3990

comebi@ig.com.br

Claudia Hurias

11 – 94021 -2718

univinco@terra.com.br

site: www.redesocialdocentro.com.br

Facebook: redesocialdocentro

About Rede Social do Centro

Check Also

NÚMEROS DO EVENTO “PÁSCOA NO BIXIGA” FORA DE ÉPOCA

NÚMEROS DO EVENTO “PÁSCOA NO BIXIGA” FORA DE ÉPOCA Neste último dia 13 de abril …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat